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RECEITAS SEM CARNE NEM PEIXE...MAS COM MUITO SABOR!

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RECEITAS SEM CARNE NEM PEIXE...MAS COM MUITO SABOR!

14
Abr17

Como preparar um refrescante copo de água com sabores

água sabores refresco bebida receita

 

Todos nós sabemos que beber água diariamente faz bem à saúde. Mas se você é uma daquelas pessoas que não gosta muito de a beber, que tal variar um pouco e adicionar-lhe sabor. Talvez isto o incentive a beber mais água. Veja em baixo como preparar:

 
Você vai precisar de:
  • Laranja ou limão em rodelas
  • Gengibre ou pepino cortados
  • Alecrim ou hortelã
  • Uma jarra de vidro
  • Água filtrada ou água mineral

Passo-a-passo:

    1. Sabores: Escolha os sabores que mais lhe agradarem: laranja, limão, pepino, hortelã, alecrim ou pedacinhos de gengibre;
    2. Rodelas: Corte em rodelas o ingrediente escolhido. Fica mais bonito;
    3. Jarra: Na hora de servir, providencie uma bonita jarra de vidro, porque o visual e as cores também merecem destaque.
    4. Beba à vontade!
03
Abr17

Magnífico Empadão de Soja

empadão de soja receita vegetariana prato cozinha culinária

 

O que este empadão tem de tão magnífico afinal? Até porque se der uma olhadela à lista de ingredientes vai ver que são muito simples, não há assim nenhum em especial que confira a este empadão um toque único. Então porquê magnífico? Ahaaa....Lanço-lhe o desafio para você descobrir. Experimente cozinhar este empadão aí em casa e depois de o degustar venha aqui ao meu blog comentar aqui a sua opinião. 

 

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Então vamos lá a saber a receita para 4 pessoas:

 

Ingredientes

 

- 2 pacotes de puré instantâneo

- 1 litro de leite de soja

- 1 tijela de soja granulada demolhada previamente (cerca de 1 hora)

- sal marinho q.b., óregãos e tomilho secos, colorau, 2 folhas de louro, salsa picada, cebola, alho e manteiga vegetal

 

empadão de soja 2.jpg

 

Preparação

 

Faça um refogado numa frigideira com o azeite e um pouco de manteiga, a cebola e o alho picados e as 2 folhas de louro. Escorra a soja previamente demolhada e coloque-a no refogado. Tempere com sal marinho. Junte um pouco de tomilho e oregãos, salsa e um pouco de colorau. Mexa bem e deixe a fritar até a soja ficar dourada.

 

Coloque o leite de soja a aquecer numa panela e vá juntando com uma vara os flocos do puré instantâneo até ganhar consistência. 

 

Entretanto ligue o forno e deixe aquecer a 180 graus. 

 

Pegue num tabuleiro pirex e coloque uma porção de puré com uma colher grande. Espalme o puré com um garfo ao longo do tabuleiro para que fique liso. De seguida, coloque a soja granulada por cima e alise com um garfo para cobrir todo o tabuleiro. Termine por cobrir com o restante puré e por cima coloque uma gema de ovo, alisando-a com um garfo fazendo cruzes ou linhas. 

 

Coloque o tabuleiro no forno a 200 graus durante 25 a 30 minutos, até o empadão ficar corado. Retire-o e coloque por cima uma folha de salsa ou coentros. Neste, colocou-se uma folha de agrião.

 

Et voilá! Pronto a comer.

 

empadão de soja 3.jpg

 

Agora, fico a aguardar o seu comentário.

 

empadão de soja 4.jpg

 

02
Abr17

Os múltiplos benefícios das nozes

nozes

Não passo um dia sem comer uma noz. Adoro. É um dos meus frutos secos preferidos. Cara, mas boa.

 

As nozes têm inúmeros benefícios. Elas fazem-nos muita falta porque ajudam a reduzir o colesterol e aumentam a nossa concentração, evitando assim muitas doenças.

 

Não é por acaso que a noz se assemelha a um cérebro.

 

Muitas pessoas tendem a pensar nas calorias que elas contêm, o que muitas vezes obscurece os benefícios para a nossa saúde. Basta ingerir 3 a 4 nozes por dia e o ideal é comer uma logo pela manhã, junto com o pequeno-almoço, para que possa ajudar a baixar o seu nível de colesterol e para durante o resto do dia queimar as calorias.

 

 

nozes

 

 

Há mais vantagens:

 

- Fornecem quantidades significativas de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e aminoácidos essenciais, por exemplo, óleos como o ómega-3 ou lecitina.

 

- Melhoram a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.

 

- São benéficas para o sistema nervoso e a atividade intelectual, pois ajudam-nos a melhorar a nossa concentração e para prevenir a osteoporose devido a serem ricas em cálcio.

 

- É importante salientar também a importância das nozes como antioxidantes, portanto ajudam o organismo a defender-se de doenças como o cancro.

 

- São muito benéficas para combater o envelhecimento celular e as doenças neurodegenerativas, sendo excelentes aliadas contra o Alzheimer, devido às suas propriedades antioxidantes , em ómega 3 e ácido alfa-linoleico. Há que ter em conta que as últimas investigações realizadas refletem que as nozes são ótimas para ajudar a combater o stress oxidativo das células e da inflamação, que são fatores que conduzem a doença de Alzheimer.

 

- Se você pratica desporto, os benefícios das nozes são ainda maiores. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico. Quem está de dieta para emagrecer também não precisa de se preocupar com as nozes devido às suas calorias. Elas são muito saciantes e não fazem ninguém passar fome. De qualquer das maneiras, nestes casos, não convém ingerir mais de três por dia.

 

- São também muito benéficas para aliviar o síndroma pré-menstrual e durante a menopausa.

Então...depois de ler estas linhas ainda hesita em comer nozes? Pode comê-las assim mesmo, ou misturá-las em saladas, por exemplo, entre outros pratos.

 

A noz é vida, sem dúvida!

 

Para finalizar, um conselho...coma nozes, de preferência, saídas diretamente da casca. São mais saborosas assim e mais frescas. Não as compre já descascadas.

11
Abr15

Frutas e legumes da época - Abril, Portugal

- QUAL O SEU VEGETAL/FRUTA PREFERIDA?

Saiba o mês certo para comprar os mais económicos e saborosos.

Os legumes e fruta da época: os mais saborosos, os mais saudáveis e também os mais económicos e sustentáveis.

O calendário indica a altura ideal para saborear cada alimento.
Se consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço.
A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.
Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses.

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