Segunda-feira, 5 de Abril de 2010

 

sementes de chia

 

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.

 

Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos corn-flakes logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

 

Em conclusão:

• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza

 

• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro

 

• Mais três vezes ferro do que os espinafres

 

• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos

 

É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).

 

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

 

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

 

Fonte consultada para este artigo: Wikipedia



José Coelho às 10:30 | link do post | comentar | favorito

51 comentários:
De mgsilva_02@sapo.pt a 3 de Fevereiro de 2011 às 08:34
Bom dia, gostaria de saber por quanto tempo se pode tomar emulção de chia,dado que tenho problemas cardíacos e tendência para o colesterol elevado.


De José Coelho a 3 de Fevereiro de 2011 às 15:48
Olá boa tarde.
Não lhe sei responder porque não sou a pessoa mais indicada. Não tenho formação para isso. Eu coloquei essa informação aqui no meu blog por mera curiosidade.
Porque não tenta aconselhar-se com um naturopata?

Cumprimentos,

José


De Tina a 11 de Fevereiro de 2011 às 16:37
Boa tarde!
Quanto à emulsão, creio que deve ter alguma contenção! Nada de exageros! mas os benefícios a da semente de chia podem-se obter ingerindo-a com um iogurte, por exemplo... Quanto à duração da toma... Não existe limite se acrescentar a Chia como um alimento em vez de remédio!
Fique bem!


De alfredo r. gramacho jr. a 28 de Março de 2012 às 18:46
Olá!.. na verdade também não sou um especialista, mas por ser um consumidor controlado, posso dizer que, a semente tem boas origens e informação baseada em uma boa qualidade de vida. Por ser "parente" da semente de linhaça, acredito tem uma segurança para o consumo. Sobre o COLESTEROL, não deve fazer nenhum mal, em relação ao próprio mal do mesmo, sendo, LDL, então, com ele ou sem ele, o melhor tentar, sabendo que é uma semente natural.

Agora do problema CARDÍACO, também não vejo nenhum razão para deixar de consumir, devido informações das matérias da semente CHAIA- se tem haver com o aumento da pressão arterial ou algo similar do orgão (coração), na verdade, estou repassando essa informação por conhecimento de estudo, que a dôr do mal estar não depende da influência alimentar.
Mesmo assim, siga em frente na busca de informações, só estou contribuindo para tentar sanar a sua dúvida.

Sem mais,

Alfredo Gramacho ( estudante de Educação Física)


De Albino Vieira a 21 de Junho de 2012 às 16:15
Olá, eu comecei a tomar CHIA há cerca de 3 anos, tomo logo de manhã no pequeno almoço, deixo num copo de água uma colher de sopa de sementes e no outro dia de manhã está em gelatina (deito água num copo cerca de 5a 6 colheres de sopa para uma de chia)
Sempre que fazia análises clinicas tinha o colesterol e triglicerideos nos limites, as ultimas análises que fiz sem tomar qualquer tipo de nedicação estes valores baixaram substancialmente ficando na barreira do limite minimo e o colesterol HDL (bom) subiu de forma impressionante. Não é psicplógico porque se passou comigo. Aconselho a que tomem uma colher de sopa diáriamente de CHIA, se não obtiver bons resultados, o que duvido, tenha a certeza que mal não faz, experimente e vai ver que resulta


De Cia do Natural a 26 de Março de 2011 às 22:48
Para quem procura a chia, você pode comprar no site www.ciadonatural.com.br


De Inês a 9 de Abril de 2011 às 00:16
Olá, eu sou Naturopata.
Parabéns pelo seu blog, deixo aqui o meu caso queira visitar - www.in-earth.blogspot.com


De Magda Rosane a 5 de Maio de 2011 às 19:59
Oi tudo bem?
As sementes de chia engordam?


De Gisele a 19 de Outubro de 2011 às 19:31
Tudo que se come em excesso engorda até mesmo os grãos de chia, você deve comer a recomendação diária para a chia que é uma colher de sopa, a chia é uma semente muito calórica. Espero ter ajudado.
Abraços.
varias marcas de produtos naturais ja estão de olho na chia, logo logo estará em todos os mercados, trabalho em uma delas e logo estarão lançando.


De versatiltv a 8 de Maio de 2011 às 14:42
As sementes de Chia ou Cânhamo não engordo, e e a semente mais benéfica mesmo para quem tem níveis de colesterol elevado ou problemas cardíacos, E rico em ómega 3 e 6 como sabemos ideal para prevenção de problemas cardiovasculares. use e abuse desta semente, uma colher por dia de manha ao pequeno almoço, pode garantir energia positiva para começar o seu dia. Ja agora e porque tenho um site de tv de Portugal incluindo premiu, deixo aqui o url: www.versatiltv.com. Abraço


De MARIA a 16 de Agosto de 2011 às 03:57
Estou usando a semente de Chia a um mês. Coloco uma colher de sopa em um copo d\'agua e tomo pela manhã. E já sinto muita diferença em meu organismo, tenho mais disposição e agora meu intestino funciona normal.
Bjos



De MARIA a 16 de Agosto de 2011 às 03:59
Estou usando a semente de Chia a um mês. Coloco uma colher de sopa em um copo d\'agua e tomo pela manhã. E já sinto muita diferença em meu organismo, tenho mais disposição e agora meu intestino funciona normal.
Bjos



De marcelo antonio alves silva a 31 de Agosto de 2011 às 15:30
Bom dia, desejo saber se posso adquirir as sementes comprando através de boleto bancário.


De Viviane a 25 de Setembro de 2011 às 18:17
Muito bom seu post, comprei chia ontem e vou começar a tomar. Vou postando aqui os resultados.


De odete a 8 de Outubro de 2011 às 02:30
gostei egostaria de ter acesso


De José Coelho a 8 de Outubro de 2011 às 10:35
Informo todos os interessados que as sementes de Chia se podem encontrar facilmente em Portugal em lojas como o Celeiro, por exemplo, o Continente, etc.


De jose roberto a 10 de Outubro de 2011 às 21:56
José Coelho gostaria de saber onde comprar chia.
Obrigado, aguardo resposta.
Sumaré/sp


De José Coelho a 10 de Outubro de 2011 às 22:25
Oi jose roberto, este é um blog de Portugal. Não faço ideia onde se vende chia no Brasil. Tente pesquisar no Google.


De Cecilia a 12 de Outubro de 2011 às 16:25
Faz três dias que comecei a tomar CHIA, comprei na Loja Mundo Verde, no centro de São Paulo , lá é caro...mas, como estava com pressa acabei comprando...paguei R$33,00 em uma caixa com 250g . Você pode encontrar a CHIA, em loja de produtos Naturais.

Ahhh, a CHIA é ótima , estou me sentindo muito bem! Inclusive, depois de ingerir 1 colher de sopa DA chia e 1 copo de água antes do almoço e antes do jantar, dá uma sensação de estômago cheio e não tenho muita fome, o meu prato DE COMIDA diminuiu pela metade.


De anada a 9 de Janeiro de 2013 às 15:26
Nossa que loucura, em Portugal custa so´o equivalente a 5reais!!!


De Mell a 1 de Novembro de 2011 às 12:59
as sementes de chia são facilmente encontradas em qq loja de produtos naturais aqui no Brasil...


De Andréia a 16 de Outubro de 2011 às 22:56
Oi José Roberto.... pode encontrar CHIA no Mercado Municipal, de Campinas/SP.
R$ 40,00 o kilo.

Att,
:D


De georgethon vaz a 11 de Outubro de 2011 às 04:03
como q eu compro esse produto??


De Ge Moreira a 24 de Outubro de 2011 às 23:41
Chia é bom mesmo, gostaria de saber os benefícios dela no desempenho sexual. ?
obrigado


De José Coelho a 25 de Outubro de 2011 às 08:26
Ge Moreira tem um artigo muito interessante sobre esse assunto em inglês que você pode ler em http://www.huffingtonpost.com/christina-pirello/the-top-10-foods-for-grea_b_279723.html


De vieiravieira a 21 de Junho de 2012 às 16:50
Amigo a semente de chia não é especufica para um desempenho sexual, contudo e como melhora substancialmente a renovação do organismo é natural que tenha ligeiros reflexos sexusuais. mas para isso há outros tipos de aditivos, experimente o CIALIS 20, esse sim, foi criado especificamente para melhorar as perfomances sexusuais e tomado moderadamente não tem contra indicação.
Abraço


Comentar post

RECEITAS SEM CARNE NEM PEIXE...MAS COM MUITO SABOR!
Artigos recentes

A linguagem dos pratos

Café para todos os gostos

CURSO DE COZINHA: O ABC d...

Afastar moscas e mosquito...

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS NO ...

Quantas calorias tem um o...

Dia 11 de Março - Um dia ...

Quando você bebe refriger...

TABELA DE CORES DOS ALIME...

Boas razões para comer fr...

Arquivo

Agosto 2013

Julho 2013

Abril 2013

Março 2013

Janeiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Janeiro 2012

Janeiro 2011

Maio 2010

Abril 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Arquivado em

agriões

alimentos anti-envelhecimento

alimentos hidratantes

alimentos secos

anti-oxidantes

arroz

arroz com beringelas no forno

aulas de culinária vegetariana

bagas goji

batatas fritas

bebida de avelã

benefícios para a saúde

bolo de chocolate e mel

café

calorias

chef ramsay

chia seeds

comida vegetariana

creme de bróculos

culinária vegetariana

direitos dos animais

empadão de arroz com agrião e tomatada d

espetada de frutas

etiqueta à mesa

fibras

fonte de ómega 3

fontes de cálcio

fontes de ferro

fontes vegetais de fibra

fruta

fruta da época

granizado do melão

hamburguer de cenoura

intestinos

linguagem dos pratos

minerais

mucilagem

nutrição

obstipação

omega 3

páscoa

pizza de polenta

pratos vegetarianos

prisão de ventre

quiche de queijo

receitas de bolos

receitas vegetarianas

refrigerantes

repelente ecológico

salvia hispanica

sementes de chia

sementes de linhaça

soja

sopa de bróculos

sopa de pêra fresca com agrião

sopas

videos de culinária

vitaminas

todas as tags

favorito

Como Atrair Mais Tráfego ...

Ideias bizarras, úteis, i...

Fantásticas imagens de ca...

Links Saborosos
subscrever feeds