Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menu Vegetariano

RECEITAS SEM CARNE NEM PEIXE...MAS COM MUITO SABOR!

Menu Vegetariano

RECEITAS SEM CARNE NEM PEIXE...MAS COM MUITO SABOR!

17
Mai10

Arroz com beringelas no forno

 

arroz beringelas no forno

 

Adoro beringelas cozinhadas de qualquer maneira, mas a minha preferência vai para beringelas no forno. Qualquer prato que seja composto de beringelas é um excelente prato, isto porque a beringela é rica em nutrientes essenciais para a saúde e garante o bom funcionamento do organismo. Para além disso, é composta por uma série de proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas B1, B2 e C. Portanto, tudo coisas boas que este vegetal nos fornece, além do seu sabor característico.

 

Beringelas associadas ao arroz, para mim então é uma mistura divina, porque adoro arroz e adoro experimentar receitas que o incluam, seja nas sopas, pratos principais e sobremesas. O prato que escolhi preparar hoje ficou delicioso e satisfez o meu estômago sempre insatisfeito. Vamos ver então a sua receita:

 

Ingredientes

1 beringela

1 caneca de arroz basmati

2 canecas e meia de água

1 cubo de caldo de legumes

queijo mozzarella ralado

azeite e sal q.b.

 

Para o molho:

2 tomates grandes

1 dente de alho

azeite q.b.

1 colher de chá de açúcar

meia caneca de água

 


Preparação:

Arroz

Refoguei num tacho, um pouco de azeite com 2 dentes de alho, colocando de seguida o arroz já bem lavado, junto com o cubo do caldo de legumes e 2 dedos de sal. Mexi e deixei fritar um pouco. Fui vertendo água até ficar ao nível do arroz. Fui vertendo água até chegar ao ponto necessário. Depois do arroz cozido e soltinho, fechei a tampa do tacho e passei para a preparação da beringela.

 

Beringela

Numa frigideira com azeite, coloquei a beringela cortada em rodelas. Deixei fritar um pouco e adicionei mais algum azeite, isto porque as beringelas ensopam o azeite bem depressa. 5 minutos depois, apaguei o lume e reservei-as.

 

Molho de tomate

Num frigideira mais pequena, coloquei azeite, o alho e os tomates cortados aos bocadinhos. Deixei refogar um bocadinho, e adicionei meia caneca de água a ferver, junto com uma colher de chá de açúcar.

 

Peguei numa travessa de ir ao forno untada com manteiga (ver imagem) e coloquei, primeiramente, uma camada de arroz, depois uma camada de molho de tomate, rodelas de beringela e queijo mozzarella ralado. Depois, novamente, outra camada com os mesmos ingredientes até finalizar com o queijo por cima e com um pouco de óregãos secos por cima para dar sabor. Levei ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixei cozinhar 20 minutos. E depressa foi devorado, pois o apetite já estava grande.

 

arroz com beringelas no forno

 

 

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre José Coelho

Comentários recentes

Mensagens